sábado, 13 de abril de 2019

Ana Pereira

Ana Pereira nasceu em 1983 em Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais em órgão aos 8 anos e em 2003 começou as aulas de Gaita-de-fole no grupo “Bardoada” com o professor Paulo Marinho (Sétima Legião, Gaiteiros de Lisboa). Em 2007 termina a licenciatura em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Politécnico de Setúbal e no mesmo ano muda-se para Vigo (Galiza) onde se especializa como Instrumentista em Violino Folk e Mestre em Gaita, pela Escola Municipal de Música Tradicional e Folk de Vigo, E-trad.

Foi membro da Banda de Gaitas “Xarabal” e “Cans de Palleiro” (Galiza) e colaborou com diversos grupos de música tradicional galega. Integrou a Orquestra Folk “Sondeseu” (Vigo), a banda de gaitas “Orquestra de Foles” (Lisboa), o grupo “Gaiteiros da Bardoada” (Pinhal Novo) e colaborou com o grupo “De outra margem” e “Celina da Piedade”, entre outros.

Compôs e interpretou a música para o espetáculo de Dança Contemporânea “Xurxo” de Fran Martinez.
Actualmente colabora como gaiteira nos grupos “Trabucos” e “Sondeseu”.
Colabora também com o Círio dos Olhos de Água, onde desenvolve um trabalho de preservação das tradições regionais ligadas à Gaita-de-Fole em toda a península de Setúbal.
Tem, ao longo dos últimos anos, sido convidada como gaiteira solista por diversas Bandas Filarmónicas, assim como pela Orquestra Sinfónica da Extremadura (Espanha) e Orquestra Nova de Guitarras (Portugal).
Paralelamente dá aulas de Gaita-de-Fole no Colégio Maria Pia (Lisboa), no grupo “Bardoada” (Pinhal Novo) e está neste momento a desenvolver um projecto de recuperação das gaitas-de-fole no Concelho de Sesimbra.
Foi Directora Musical da banda de gaitas “Orquestra de Foles” e Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles.