quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Elsa Rebelo

Elsa Rebelo é Ceramista e Diretora Artística da Fábrica Bordallo Pinheiro.

Nasceu no seio de uma família ligada à cerâmica e não se recorda de um período da sua vida em que não se encontrasse rodeada de cerâmica artística, descobrindo cedo as possibilidades plásticas, estéticas e alquímicas da cerâmica.

Aprende olaria e pintura com mestres cerâmicos nacionais e internacionais. Desenvolve cerâmica de autor, desde 1992.

É Licenciada em Animação Cultural pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (2006). 

Leciona pintura cerâmica e técnicas decorativas (1992 – 2001) – CENCAL, em workshops, cursos de formação, cerâmica para designers e intercâmbios internacionais.

Inicia a sua atividade na Fábrica Bordalo Pinheiro (2001), representando a empresa em , eventos culturais, gestão artística e técnica de projetos com artistas plásticos e designers nacionais e internacionais.

Integra o projeto 7 Bordallianos Portugueses realizando a obra da sua autoria (Menina Saxe), com lançamento e exposição/instalação no MUDE (Museu do Design e da Moda, em Lisboa / 2011);
Gestão técnica e artística do evento‘20 Bordallianos do Brasil’;

Escreve para o livro ‘A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, de Bordalo Pinheiro à Atualidade: Sua História’, Civilização Editora.

Vencedora das nomeações ‘Personalidade Feminina 2011’, na categoria Artes Plásticas, evento organizado pela revista LUX, que visa permear o talento, a paixão e o profissionalismo da mulher portuguesa.

Leciona a disciplina de decoração cerâmica na Escola Superior de Arte e Design, em Caldas da Rainha (2013).

Realiza exposição individual “Heranças e Individualidades de Elsa Rebelo” no Museu da Cerâmica (2015).

Integra a exposição coletiva internacional “Corpus” no Museu José Malhoa, com a instalação Cacos Party (2016). Realiza a instalação “GRAAL”, no Mosteiro da Batalha
(2016).

É autora de três obras em permanência na Estação Rodoviária de Caldas da Rainha (Rodoviária do Oeste): “Percursos Bordallo” (2009) – “Orla das Gamelas” (2015) e “Pontos de Paisagem” (2017) no âmbito do projeto de recuperação e requalificação daquele espaço.

Realiza exposição individual Terra Alma no Museu Almeida Moreira – Viseu (2017).

Participa no EXIT – mostra de obras da autoria dos antigos alunos da ESAD nas montras das lojas das Caldas da Rainha (organização da MOLDA).

Marca presença na XIII Bienal Internacional de Aveiro com a obra MEDUSAS (2017).

In Side Out - exposição individual na galeria do Museu Municipal - Covilhã (2018).

Sobre a sua obra, refere: «Trabalho as matérias que transportam em si memórias, criando-lhes uma nova história. Procuro dar força aos objectos criados, tornando-os exclusivamente únicos, com personalidade própria.

"Faço cerâmica com o espírito do alquimista. Deixo que as formas se revelem, os pigmentos se misturem, como se tivessem finalmente oportunidade de sair do estado latente em que se encontravam.

Como um expectador curioso, vou percepcionando pulsões, formas que se atraem e que naturalmente se encaixam, empilham, por vezes em desequilíbrio perfeito, pigmentos de cor que fundem e em fluído se misturam.

Qual espectáculo performativo vou descobrindo as suas intenções e narrativas, num vínculo enigmático com o novo objecto criado.”»




Obras

             


Em cima, Delírio.
Em baixo, à esquerda, Balance; à direita, Duplo desejo.

Figura: Guerreira