quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Ana Wiesenberger


Ana Wiesenberger, de nome completo, Ana Cristina Estrela da Silva Franco Dias Wiesenberger, nasceu em Lisboa em 1962 onde viveu até aos 10 anos, tendo residido desde então em Setúbal.

Nos últimos anos tem residido parcialmente no norte da Alemanha por razões de índole pessoal.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na década de oitenta, tendo posteriormente feito uma Pós-Graduação em Estudos Americanos na Universidade Aberta.

Leccionou durante mais de vinte anos no Ensino Básico e Secundário em várias escolas na cidade de Setúbal e no Pinhal Novo, estando actualmente aposentada.

Escreve desde sempre, sendo que as primeiras histórias e textos poéticos surgiram por volta dos onze anos. Planeara sempre dedicar-se à escrita depois da aposentação, porém, nunca perspectivara que a situação acontecesse tão precocemente devido ao aparecimento de uma doença grave.

O primeiro livro de poesia, Dias Incompletos surgiu em 2011 pela Temas Originais; o segundo, Idades foi lançado em 2012 pela Esfera do Caos e em 2014 foi a vez de dar voz aos poemas, ditos de intervenção, com Portugal, Meu Amor. O livro mais recente, Corredores, foi publicado pela Esfera do Caos em 2015.

Participou em muitas antologias de poesia, destacando-se entre elas, Entre O Sono E O Sonho da Chiado Editora em vários anos e Erotismus, Impulsos E Apelos (vol. I em 2013 e vol. II em 2015) da chancela da Esfera do Caos.






Bibliografia