sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Isabel Melo

Maria Isabel Direito Pintão Pereira Melo, nasceu em Estremoz, no Alentejo, de cujas raízes nunca se desprendeu. Aos dez anos de idade, veio para Setúbal, cidade onde viveu durante muitos anos, com bastantes interregnos pelo estrangeiro, vivendo atualmente em Palmela. Advogada de profissão e também docente do ensino superior, nunca deixou de se interessar pela poesia e pela cultura. 

Desde sempre esteve ligada ao movimento associativo cultural, participando na organização de diversas iniciativas culturais realizadas na cidade de Setúbal. Em 1985, com outras pessoas de Setúbal criaram um grupo de cursos de história local. Como sócia e colaboradora da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, ajudou a criar o “Cantinho da Poesia”, passando depois à ajuda na concepção de um outro grupo de divulgação poética “Casa da Poesia”, dinamizando a realização de Tertúlias Poéticas. Colaborou ainda nalgumas revistas e jornais de âmbito local e regional, bem como em apresentação de poemas vários em diversos momentos culturais. Mais recentemente esteve também na fundação da Casa da Poesia, associação de divulgação poética e cultural, mas também com um forte cariz solidário. 

Participou nos livros colectivos Traços da Memória, edição Casa da Poesia, 2003, 25 de Abril 30 anos, 30 poemas, edição da Câmara Municipal de Setúbal, 2004, 28 Poetas Sadinos, edição Casa da Poesia, 2004 e Paradigma(s) – Colectânea de Poesia e Texto Poético da Lusofonia, Edições Colibri, 2016.


Bibliografia