quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Célia David

Célia David nasceu em 1963.
É atriz profissional desde 1982.
Presidente da Direção do TAS desde Março 2014. 
Diretora Artística (2007/2009). 
Curso de Teatro do Conservatório Nacional (1984/87) em regime noturno, Curso Técnicas de Actor, Curso de Criação Dramática na Casa da Comédia, Estágio com Luc Montech, Diretor do Centro Dramático de Toulouse, Atelier Técnicas de Stanislavsky/SPA, Curso de Caracterização e MaKe-Up, Atelier Audiovisual Azares da Expressão com a Teatróloga Helene Varopoulos/ CCB, A Estética Expressionista na Representação da Tragédia pela atriz Maya Lyberopoulos. Na Fundação Gulbenkian, O Crescimento do Actor com Polina Klimovitskaya, Contact Improvisation com Howard Sonenklar, Energia do Actor com Emilio Genazzinni /Mássimo Grippa Abraxa Teatro de Roma. Teatro Estúdio de Lisboa (1987/89). 
Em televisão integrou o elenco de diversas novelas, séries e peças de teatro. 
Na Rádio em folhetins, peças e locução. 
Participou na gravação de dois cd’s de Poesia (Bocage e Sebastião da Gama). 
No Cinema, em produções de língua francesa (tem o Curso Prático da Alliance Française). 
Entre 1997 e 2010 encenou Fortunato e TV Glória de Norberto Ávila, O Gato e a Gaivota de Luís Sepúlveda, Os Anjos não Morrem a partir da obra de Brecht, Antes de Começar de Almada Negreiros, A Lição de Ionesco e Cantar Lorca. Volta a encenar em 2017, A Noite dos Poetas de João Natale Netto e em 2018 A Rainha dos Estapafúrdios de José Eduardo Agualusa. 
Desde 1990, lecciona Expressão Dramática, Curso de Formação Teatral, Workshop Imaginação Dramática no CEM, Conservatório de Artes e Casa da Cultura. 
É docente da disciplina de Expressão Dramática na ADCS desde 2001. Integrou o projeto Pas de 5 em conjunto com criadores europeus, que mereceu o Prémio Criatividade e Inovação da União Europeia para as Artes e Cultura em 2013.

Direcção e encenação (entre outros)